A HISTÓRIA DA MASSAGEM

A massagem existe desde o nascimento do homem. A técnica foi desenvolvida através dos milênios ate o sistema de massagem ate o dia de hoje.o homem promovia o bem estar geral adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo.
Ha registros de que civilizações da antiguidade, como Egipicios , hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.c, fizeram referências sobre os benefícios da massagem p/ o bem estar.
SECULO XVII
Poucos foram os avanços verificados ate 1813, quando Per Henrik Ling ( 1776-1839), mestre em esgrima e professor de ginastica, estabeleceu o instituto Real central na Suécia. Viajou várias vezes para china e leu as traduções dos escritos médicos chineses que o levaram a desenvolver o sistema ling. Graças a popularidade da sua técnica alguns o consideram o pai da massagem sueca por ter estabelecido a profissão de massagista.
A História da massagem, em 1888,o medico sueco Emil Kleen,estudou os efeitos das manobras DESLIZAMENTO, FRICÇÃO, AMASSAMENTO, e VIBRAÇÃO sobre a circulação sanguínea e o fluxo linfático. Seus estudos documentados no HANDBOOK OF MASSAGE enfatizam a inclusão da massagem e da terapia manual no tratamento medico, mencionou a Importância do conhecimento de anatomia e fisiologia.
Atualmente apesar da evolução milenar a massagem ganhou destaque nos últimos 50 anos.
Na década de 1960, nos EUA, o Esalen institute foi o primeiro lugar onde a massagem foi ensinada.
E assim desde então muitos estudos e pesquisas tem contribuído para comprovar a legitimidade terapêutica da massagem e firma -lá como profissão, para melhorar a saúde e o bem estar da população!