EXCESSO DE PESO É TEMA DE SIMPÓSIO

Olá a todos, recentemente marquei presença no simpósio “O Excesso de Peso”, que decorreu no Hotel Vila Galé em Sintra. O dia não podia ter corrido da melhor forma, pois debateram-se pormenores relevantes sobre o excesso de peso, que infelizmente, afeta muitas pessoas. No simpósio estiveram presentes dois nomes desta área: Dra Ivone Mirpuri, especialista em Modelação hormonal e Medicina Anti envelhecimento, e o Dr Victor Sorrentino, especialista na área da Cirurgia Plástica e Longevidade.

É importante partilhar com vocês que a obesidade afeta 15% da população adulta mundial e 40% da população do norte da Europa, portanto estima-se que em 2025, cerca de 50% da população mundial seja obesa, incluindo mais de 20% das crianças, o que é um problema muito grave, dadas as doenças que se desenvolvem por excesso de peso.

Não morremos por termos idade. Morremos por causa das doenças degenerativas associadas à idade: Cancro, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Doenças Cardiovasculares, Diabetes, Hipertensão, Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva, Osteoporose. Estas 7 causas representam 70% das causas médicas de morte em quase todo o Mundo.

E se pensarmos bem, o excesso de peso participa na génese de todas elas, tal como o tabaco, o álcool, os níveis altos de glucose, a inatividade física, ou as dietas ricas em gordura trans ou baixas em ácidos gordos poliinsaturados, ómega 3, frutas e vegetais. E tudo isto podia ser melhorado. Como? Encontrando ferramentas para educar a população, de forma a adquirirem hábitos de vida saudável. Há que mudar pensamentos e consciencializar a população de que uma alimentação equilibrada é a solução, acompanhada da prática do exercício físico. Claro que aquelas pessoas que se encontram num nível mais avançado de obesidade devem procurar ajuda qualificada, pois o acompanhamento é importante. 

Dr Victor Sorrentino

Defendo sempre que devemos construir um estilo de vida saudável, onde incluamos uma dieta equilibrada, acompanhada pelo exercício físico, e claro pelas massagens, que tanto ajudam a depurar o organismo.

Sejam felizes e tomem conta de vocês.