INCLUA NA SUA ALIMENTAÇÃO OS SUPERALIMENTOS

Hoje venho fala-vos dos superalimentos que contém nutrientes essenciais enzimas e fitoquímicos com capacidades antioxidantes fantásticas para o nosso organismo. Atualmente, a palavra superalimento é banalizada, mas a verdade é que existem, de facto, benefícios, a médio/longo prazo, associados à ingestão regular de certos tipos de alimentos. Estes devem sempre complementar uma dieta nutricionalmente equilibrada e podem ser consumidos em smoothies, batidos, sumos, com água, saladas, sopas, em panquecas, barras e bolas energéticas… Basta usar a imaginação.

De seguida, partilho convosco uma lista de diversos superalimentos e dos seus benefícios.

Vegetais de folha verde – O consumo deste alimento está associado a uma diminuição do risco de sofrer de doenças Cardiovasculares e cancro.

Erva de trigo – Tem um teor elevado de enzimas vegetais que promovem a digestão e beneficiam a perda de peso.

Erva de cevada – com minerais como cálcio, ferro e vitaminas, como a C e a B12, contém ainda flavonóides, benificia atividade antiviral e é desintoxicante.

Algas – São plantas com grande capacidade anti oxidante devido ao seu teor em fucoxantinas. Fornecem iodo e selénio, muitas vezes ausentes na alimentação estritamente vegetariana. Nori, Spirulina, clorela são algumas que deve ingerir.

Bagas de Goji – Excelente alimento antioxidante, ideal para retardar o envelhecimento.

Cacau – Rico em antioxidantes e magnésio, confere proteção contra os radicais livres, fornece energia e promove a saúde muscular.

Açaí – Tem propriedades antioxidantes devido ao seu nível elevado de antocianinas.

Óleo de coco – A gordura saturada presente neste óleo é composta por ácidos gordos de cadeia média, cuja digestão é mais fácil relativamente a outras gorduras saturadas.

Nozes – O seu consumo está associado a uma redução de desenvolvimento de problemas Cardiovasculares.

Sementes de chia – Fornecem energia e, além de se destacar a sua riqueza em ómega-3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Feijão de soja e derivados – Contém proteínas de elevada qualidade biológica, fornecendo ainda ácidos gordos ómega-3, vitaminas e minerais.

Própolis – Tomar Própolis no caso de gripe e resfriados ajuda a diminuir a sua duração e sintomas, nomeadamente a tosse inflamação da boca.

Photo by Jez Timms on Unsplash

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Shopping Cart
💬 Vamos conversar?