A VISITA AO MUSEU DO MESTRE

Para aqueles que nunca visitaram a Beira Interior, aconselho vivamente uma visita à cidade de Castelo Branco e, por sua vez, ao Museu do Mestre Manuel Cargaleiro.

O Museu Cargaleiro abriu ao público no ano de 2005, fazendo parte da Fundação Manuel Cargaleiro, e aqui encontra uma larga exposição da vida e obra do famoso ceramista português, Manuel Cargaleiro.

Com 90 anos, este ceramista português continua a produzir obras relevantes para a história da cerâmica, do azulejo e, por conseguinte, da pintura em Portugal. Para os mais atentos, em Lisboa é possível ver obras do Mestre na estação de metro do Colégio Militar e no exterior do metro do Rato, por exemplo.

Na visita que fiz ao Museu, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este ceramista, pois a obra é vasta e a Fundação possui peças desde o século XIX até aos dias de hoje. Tem, ainda, patente a exposição “Cargaleiro e os Amigos”, onde mostra pinturas, desenhos e esculturas de 37 artistas reconhecidos, como Maria Helena Vieira da Silva, José de Almada Negreiros ou Mário Cesariny.

Aconselho, sem dúvida, uma visita a esta vasta riqueza portuguesa.