Cuide do seu maior património, Tu !

APSD – Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento

APSD – Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento, é uma Associação que, orientada pelos valores do respeito, confiança, diálogo, participação e autonomia, trabalha com as pessoas e as comunidades de forma holística, através da implementação de soluções de excelência que permitem o seu desenvolvimento sustentado com base nos princípios da solidariedade, igualdade e inovação social. O Público-alvo da APSD são: Crianças e Jovens; Ativos pouco escolarizados e sem formação profissional, Desempregados, Beneficiários do Rendimento Social de Inserção, Imigrantes e Minorias Étnicas, Vitimas e Agressores de violência doméstica, Formadores e Técnicos.

A APSD foi constituída em 1996 tendo desenvolvido a sua atividade, ao longo dos últimos 18 anos, no âmbito da Formação CertificadaCandidaturas e Projetos de Intervenção Comunitária (junto a comunidade). Desde 2000 tem Estatuto de IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social. Em 2013 a APSD passa a Entidade reconhecida como ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimentopelo Instituto Camões/MNE no âmbito da Cooperação;  em 2014 a APSD alargou o seu âmbito de atividade para as áreas de Educação, passou a ser Entidade Certificada pelo IPJ para a Organização e Realização de Campos de Férias a nível nacional. sua atividade estende-se a nível nacional tendo a APSD desenvolvido projetos nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Alentejo e Centro. E em 2015 pretende alargar o seu campo de atuação a várias zonas do país e aos Palop´s (com especial incidência para África – Cabo Verde, Moçambique, etc.).

Ao nível dos Projetos de Intervenção junto da Comunidade a APSD tem dois projetos que atuam na área da Violência Doméstica: – BIG – Balcão para a Igualdade de Género, que desenvolve atividades no Concelho de Oeiras, em Carnaxide, e – PCA – Projeto Comunidades em Ação, que atua nos Concelhos de Oeiras, Amadora e Odivelas.

A necessidade de desenvolver projectos desta natureza prendeu-se com o facto de, até então, não existir, no Concelho de Oeiras, Instituições a trabalhar a problemática da Violência Doméstica de forma sistematizada. E porque, acima de tudo, são temas extraordinariamente graves e com consequências alarmantes, terríficas e altamente perturbadoras para quem os vivencia. Tratam-se de pessoas que se encontram em estado de enorme vulnerabilidade e com necessidades especiais que exigem respostas e apoio integrado. Os números retratamobjetivamente o flagelo da violência doméstica. Segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da UMAR (União de Mulheres Alternativa Resposta) foram mortas pelos seus companheiros ou ex-companheiros:  27 mulheres em 201140 mulheres em 2012 (53 tentativas de femicídio – homicídio femininos)37 mulheres em 2013(32 tentativas de femicídio); 40 mulheres em 2014 (46tentativas de femicídios).

Posto isto, a APSD, sentiu, não só necessidade, como também, uma espécie de obrigação e dever humano, social e moral, de contribuir para o bem-estar da sociedade, de forma geral, e de apoiar as pessoas que vivenciam violência e desigualdades de género, de forma muito particular.

BIG – Balcão para a Igualdade de Género – dá apoio ás pessoas envolvidas no fenómeno da Violência Doméstica (VD) e presta atendimento e aconselhamento psicológico,social e jurídico aVítimas, Agressores e famílias (incluindo filhos), de forma personalizada, confidencial e gratuita (ou paga de acordo com os rendimentos de agregado 

familiar)Está aberto diariamente na Sede da APSD em Carnaxide e atende pessoas do Concelho de Oeiras sendo extensível a outros Concelhos limítrofes, nomeadamente Lisboa, Cascais e Sintra.

O PCA – Projeto Comunidades em Ação – é um projeto idêntico mas direcionado a Imigrantes  Vítimas e Agressores – nacionais de países terceiros – e dá uma resposta integrada e sistematizada, no que respeita a informação, atendimento e acompanhamento psicológico e jurídico nas áreas da Violência Doméstica (VD) e Tráfico de Seres Humanos (TSH) de forma personalizada, confidencial e gratuita. O PCA atua em Balcões de Intervenção Itinerantes, sediados no Concelho de Oeiras, Amadora e Odivelas. Nos balcões ainda são ministradas Ações de Informação sobre VD e TSH dirigida à Comunidade Imigrante.

Estes Balcões além de atender Vítimas, atende também os Agressores. Mas a grande maioria das vítimas (85%) são mulheres e os agressores são homens. Por isso a APSD tem tentado desenvolver atividades com estas mulheres, designadamente, Ateliers Criativos, Grupos de Terapia e de Auto-Ajuda, Artes dramáticas, Workshops de Defesa Pessoal e acabou de criar uma parceria com a Especialista em Estética e Bem estar, Izabel de Paula. Trabalhar a questão da auto-estima, auto-conceito e auto-imagem nestas mulheres é absolutamente fundamental. 

A APSD também não esquece os Agressores, o outro lado da problemática da Violência Doméstica. O atendimento a Agressores foi uma das grandes novidades dos projetos da APSD nesta área e marcou a diferença relativamente à maioria das associações pares, que apenas apoia Vítimas de VD. Evidencia-se uma vez que em Oeiras a APSD é a única instituição que presta serviços na área da Violência não só a vítimas como também a Agressores. Acompanhar o(a) Agressor(a): porque se trata de uma pessoa que, tal como a vítima, se encontra em estado de sofrimento, podendo ou não ter alguma patologia psíquica; porque tem direito e legitimidade a apoiopara prevenir a reincidência (em crimes de violência doméstica e sexual); para proteger as Vítimas; e como forma de interrupção de ciclos de reprodução de comportamentos violentos. Se não se atuar junto do Agressor(a), a violência pode ser um processo sem fim.

Em termos de resultados alcançados, estes projetos já abrangeram cerca de 320 casos/pessoas de Violência Doméstica (BIG) e 76 casos/pessoas (PCA) – que corresponde ao número de pessoas atendidas (entre vítimas, agressores e criançase o número de atendimentos/acompanhamentos atingiu os 1842atendimentos (BIG) e 200 atendimentos (PCA) dese Outubro de 2012.

Somente este Mês

Na compra de qualquer produto IZABEL DE PAULA, você ganha de presente, ao final do Checkout, um ebook “GUIA 14 DIAS FIT EXPRESS”.

Neste guia, você terá dicas pontuais e diárias de Alimentação, Auto massagem e Exfoliação, para você Emagrecer e cuidar da sua saúde!

Enviar Mensagem
💬 Vamos conversar?
IZABEL DE PAULA
Olá Património,
Quantos quilos deseja emagrecer e qual produto você quer?