Cuide do seu maior património, Tu !

SABE IDENTIFICAR SE TEM RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

Este é um daqueles problemas quase cliché que todas as mulheres sabem que vão ter, mais tarde ou mais cedo. Mas, na verdade, não é tão linear assim. Muitas fazem retenção de líquidos sem o saber e acabam por não tratar o problema. Outras andam com garrafas de chá atrás para ajudar na (famosa) retenção que afinal não têm.

Identificar os sintomas é o primeiro passo para compreender o que se anda a passar com o seu corpo. Alguns estudos indicam que podemos ganhar até 2,3 quilos a mais apenas com a retenção de líquidos. E, ao contrário do que a maioria das pessoas tende a pensar, quanto mais água consumirmos, menos vai ficar retida. Perceber aquilo que o seu corpo lhe quer transmitir não é fácil mas, neste caso, mais significa menos.

Compreender este problema:

Cerca de 60 por cento do nosso corpo é composto por água e o nosso organismo está preparado para, falando de forma prática, saber manter o equilíbrio dessa água (a que fica e a que é eliminada). Segundo a Medical News Today (uma das editoras líderes na área da saúde), quando existem desequilíbrios no corpo, uma das formas que ele tem de reagir é acumular água em certas zonas — daí que a retenção seja muito comum no período pré-menstrual. Os líquidos saem dos vasos sanguíneos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspecto inchado da pele (o nome correcto é edema), sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso até 2,3 quilos.

Para algumas mulheres, esta é apenas uma preocupação mensal. Mas, em muitos casos, torna-se um transtorno diário que interfere no dia-a-dia.

Porque é que a retenção acontece?

As alterações hormonais podem contribuir e, muito, para este problema, bem como a hereditariedade, a falta de exercício, a pouca ingestão de líquidos ou a forma como nos alimentamos: a falta de certas vitaminas pode ser a causa do problema, assim como ingerir muito sal, uma vez que este dificulta a eliminação da água do organismo.

Mas segundo o Washington Post, há mais factores na origem da retenção, e podem ser coisas banais do dia-a-dia: roupa demasiado apertada, ficar muito tempo sentada ou em pé, stress, ansiedade, temperaturas muito elevadas, pressão atmosférica (andar de avião). Cenários mais alarmantes e que merecem alguma atenção e uma visita ao médico são outras causas (cuja retenção de líquidos pode ser só um sintoma) como o hipotiroidismo, insuficiência renal, cardíaca ou problemas circulatórios.

Identificar a retenção de líquidos:

Há um teste fácil de fazer em casa e que ajuda a perceber a olho nu se sofre, ou não, deste problema. Geralmente, a maioria das mulheres consegue perceber os sinais do “inchaço” em zonas mais susceptíveis, como as pernas. Se comprimir ou apertar de forma contínua a pele das pernas e, quando soltar o dedo, ficar marcado, doer ou a pele demorar algum tempo a voltar ao normal, é porque está a reter líquidos nessa zona. Outra forma de perceber o que o seu organismo lhe está a querer dizer é, então, o tal aumento de peso que não está associado a uma maior ingestão de alimentos ou à redução de exercício.

Como combatê-la:

Manter-se hidratada é a fórmula mágica. Pode parecer um paradoxo mas, ao ingerir líquidos, vai ajudar o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, libertando-se assim da retenção. Tenha alguns cuidados aconselhados pelos especialistas:

* beber muita água, infusões e chás ao longo do dia (uma mulher adulta deve beber diariamente 1,5 litros de líquidos e um homem 1,9 litros).

* Consumir alimentos ricos em água e potássio (que estimula a eliminação de água do organismo), como vegetais e fruta.

* Praticar atividade física com frequência e evitar o sedentarismo.

* Drenagens linfáticas e chás diuréticos podem ajudar quem tem dificuldade em eliminar os líquidos do corpo.

* Diminua drasticamente o consumo de sal. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o máximo de sal que devemos ingerir por dia ronda os cinco gramas, quando a média de consumo anda nos 12 gramas.

* Diga adeus aos enchidos, aos alimentos pré-preparados e à fast food. Lembre-se que muito do sal que consumimos está escondido nestes alimentos.

*Realizar drenagens linfáticas semanais numa das Clínicas Izabel de Paula. 

LISBOA – 966 423 050

PORTO – 963 924 942

Somente este Mês

Na compra de qualquer produto IZABEL DE PAULA, você ganha de presente, ao final do Checkout, um ebook “GUIA 14 DIAS FIT EXPRESS”.

Neste guia, você terá dicas pontuais e diárias de Alimentação, Auto massagem e Exfoliação, para você Emagrecer e cuidar da sua saúde!

Enviar Mensagem
💬 Vamos conversar?
IZABEL DE PAULA
Olá Património,
Quantos quilos deseja emagrecer e qual produto você quer?