INTOLERÂNCIAS E ALERGIAS ALIMENTARES

INTOLERÂNCIAS E ALERGIAS ALIMENTARES.

As Intolerâncias alimentares consistem numa reação adversa do organismo a alimentos e são causadas por mecanismos não imunológicos.

As Alergias Alimentares implicam uma resposta imunológica: o sistema imunitário reage de forma excessiva a uma determinada substância ( Alergénio).

image

PRINCIPAIS INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES.

LACTOSE

A lactose é um dissacarídeo ( Açúcar) presente no leite e derivados. A sua digestão é feita no organismo pela enzima lactase, que desdobra a lactose em glicose e galactose.

Na intolerância à lactose existe uma deficiência ou diminuição da atividade da enzima lactase, normalmente presente na membrana das células da mucosa da parede intestinal.

Alimentos a abolir: Leite, derivados do leite, géneros alimentícios que contenham leite e/ ou lactose.

image

GLÚTEN

O glúten é um conjunto de proteínas, solúveis em álcool, constituinte do endosperma do grão de alguns cereais.

Quando as reações adversas do organismo se manifestam após a ingestão de alimentos que contém glúten, estamos perante uma intolerância alimentar particular, denominada doença celíaca ou enteropatia sensível ao glúten.

Alimentos a abolir: Cereais que contém glúten ( trigo, aveia, centeio, cevada, malte entre outros…) e géneros alimentícios que os contenham.

image

SINTOMAS

Intolerância Alimentar
– Distúrbio gastrointestinal, náuseas vómitos, cólicas, distensão abdominal, flatulência, diarreia, azia).
– Distúrbio cutâneo e respiratório.
– Urticária, Dermatite atópica.
– Prurido ocular.
– Edema dos lábios, língua ou glote.
– Asma, rinite.
– Choque anafilático
– Distúrbio gastroentestinal.

image

Beijinhos a TODOS 💋❤
Agradecimentos ao CELEIRO Produtos naturais e Padaria Portuguesa pelos seus pães sem glúten, saborosos e de extrema qualidade,fresquinhos todos os dias.