PREPARE O SEU CORPO PARA UM INVERNO COM SAÚDE

Estamos em novembro, um mês favorável para nos prepararmos para o inverno que se avizinha. Por isso, nada melhor de que fazermos uma retrospectiva aos nossos hábitos de vida. Como está a sua alimentação, o seu descanso e sono? Tem realizado exercício, nem que sejam caminhadas diárias? Faz alguma suplementação?

O equilíbrio é a peça fundamental para uma vida saudável, sendo que um dos fatores determinantes para o nosso estado de saúde, rendimento fisico e psíquico é a alimentação. Já sabemos que o Outono nos oferece alimentos coloridos em abundância, por isso há que aproveitá-los para obtermos as vitaminas, minerais e outros nutrientes que mantém o nosso equilíbrio nutricional. Consuma frutos vermelhos como as amoras e os mirtilos; uvas; frutos secos, em que as amêndoas são sempre um excelente snack; romãs e castanhas. Deverá sempre evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), carnes vermelhas, produtos de charcutaria e fritos. 

Num mundo ideal, uma alimentação variada e completa, aliada a um estilo de vida saudável, deveria ser o suficiente para fornecer ao corpo humano todos os nutrientes de que ele precisa para se manter num nível ótimo de funcionamento, contudo a realidade não nos mostra estes resultados. Ao longo das últimas décadas foram introduzidos no nosso quotidiano muitos alimentos processados, industrializados e pobres em nutrientes, o que leva a que muitos de nós fiquem com carências ao nível de alguns nutrientes básicos como o ferro, o magnésio, o potássio e algumas vitaminas, ressalvando a importância da vitamina C.

Portanto, aconselho sempre que para além de uma alimentação equilibrada, da prática de exercício físico e de tratamentos em gabinete, faça suplementação. Saibam que os suplementos alimentares são compostos de substâncias — normalmente vitaminas, minerais, fibras, ácidos gordos ou aminoácidos — que servem para suprir carências na alimentação ou simplesmente para aumentar a quantidade ingerida de um nutriente que, em determinadas condições de saúde, seja mais necessário. Alguns destes suplementos, nomeadamente as vitaminas, são consumidos com o objetivo de melhorar o sistema imunitário quando, seja por razões etárias, genéticas ou por outras condições médicas, este se encontra enfraquecido. Depois temos os probióticos que, quando ingeridos em quantidade adequada, têm um efeito benéfico para a saúde e bem-estar do hospedeiro, ou seja, têm um efeito positivo em determinada situação patológica. Os probióticos podem ainda ajudar a regenerar e restaurar uma quantidade equilibrada de bactérias benéficas, criando um ambiente mais saudável no trato intestinal. Escolha suplementação com alguns destes princípios ativos: Vitamina C, Colagénio, Gengibre, Cardo Mariano, por exemplo. 

Desta forma recomendo os suplementos alimentares Colagénio (mais informação AQUI); o SFit (mais informação AQUI) e o Slim Teff (mais informação AQUI).

Por outro lado, o descanso e o sono, também, possuem um papel importante na nossa saúde e bem estar. Dormir cerca de oito horas por noite é essencial para um melhor funcionamento do sistema imunitário. E se tem dificuldade em dormir existem pequenas ações que podem ajudar na indução de sono: evitar atividades muito intensas antes de dormir, seguir um horário regular para se deitar e acordar, jantar moderadamente e a horas certas, evitar o consumo de cafés e chás com cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas nas horas que antecedem o momento de dormir. Prefira uma infusão de plantas com propriedades relaxastes, como a valeriana, camomila, flor de laranjeira, tília e passiflora.

Por último, falemos do exercício físico, fundamental para o nosso bem estar. Faça caminhadas diárias se não for grande adepto de desportos mais vigorosos. E não se esqueça que com a temperatura mais baixa os músculos ficam mais contraídos e, consequentemente, mais vulneráveis a lesões. Portanto, é de extrema importância fazer um aquecimento adequado antes e depois da prática de exercício físico. 

Nunca se esqueça que o melhor remédio é sempre manter o equilíbrio em tudo aquilo que realiza no seu dia a dia.